4.3 Introdução aos Estratagemas

Nos anos 1950, o cigarro era visto como algo glamoroso e aceito socialmente. As empresas de tabaco faziam enormes campanhas de marketing ligando o cigarro a imagens de virilidade, independência e estilo. Poucos questionavam os efeitos do cigarro na saúde.
Na década de 1960, evidências científicas sobre os malefícios do cigarro começaram a surgir. Ativistas pró-saúde perceberam que seria difícil convencer as pessoas apenas com fatos e números. Eles precisavam redesenhar as normas sociais em relação ao cigarro.
Os ativistas de saúde pública perceberam que não bastava apenas apresentar evidências científicas e estatísticas. Eles precisavam entender e influenciar a psicologia humana por trás das escolhas e comportamentos das pessoas.
Foi então que eles começaram a estudar e aplicar diferentes "estratagemas" - técnicas baseadas em várias áreas que estudam o comportamento humano - para mudar visões e hábitos estratégica e eticamente.
Estratagemas como o compromisso público - fazer as pessoas expressarem publicamente uma opinião contrária ao cigarro - e o ignorância pluralística - mostrar que a maioria das pessoas já via o cigarro negativamente - foram cruciais.
Outros estratagema usado foi o shaming - expor publicamente as táticas enganosas da indústria tabagista - e o condicionamento - associar imagens negativas ao ato de fumar.
Sem falar da "aversão à perda" ao subir consideravelmente o valor do tabaco no mercado.
No contexto do hacking cultural, os estratagemas são técnicas utilizadas para influenciar comportamentos e crenças de forma estratégica e intencional dentro das organizações.
Influência e Persuasão
Os estratagemas do hacking cultural são uma biblioteca de estatégias que te ajudam a influenciar o processo de tomada de decisão, a receptividade e outros aspectos do comportamento humano.
O psicólogo Robert Cialdini descreveu seis categorias de técnicas de persuasão e influencia social que permitem compreender rapidamente a ideia por trás dos estratagemas:
-
Reciprocidade: A ideia de que as pessoas tendem a sentir a obrigação de retribuir um favor ou presente recebido. Essa técnica envolve oferecer algo de valor para criar um sentimento de obrigação e aumentar a probabilidade de que a pessoa faça algo em troca.
-
Compromisso e coerência: A noção de que as pessoas têm uma tendência a se comportar de forma consistente com suas ações anteriores e compromissos assumidos. Essa técnica envolve obter um pequeno compromisso inicial e, em seguida, aumentar gradualmente as demandas para obter um compromisso maior.
-
Aprovação social: A influência que as pessoas sofrem ao observar o comportamento de outras pessoas em situações semelhantes. Essa técnica envolve destacar o comportamento de outras pessoas para criar uma sensação de aprovação social e incentivar a adesão a determinadas práticas ou crenças.
-
Afeição: A ideia de que as pessoas são mais propensas a serem influenciadas por aqueles que gostam ou têm uma conexão emocional com elas. Essa técnica envolve criar uma relação de simpatia e empatia para aumentar a probabilidade de que a pessoa seja influenciada.
-
Autoridade: A tendência das pessoas a seguir a liderança de figuras de autoridade ou especialistas em um determinado campo. Essa técnica envolve destacar a autoridade ou expertise de alguém para aumentar a credibilidade e a influência.
-
Escassez: A percepção de que algo é mais valioso quando é escasso ou difícil de obter. Essa técnica envolve destacar a exclusividade ou a limitação de um produto ou oportunidade para aumentar o desejo e a demanda.
Essas técnicas são amplamente utilizadas em diferentes contextos, como vendas, marketing, negociação e no desenho de políticas públicas. Leia as referências para saber mais sobre a fundamentação teórica por trás dos estratagemas.
Para organizar conceitos para agentes de mudança em diferentes contextos , criamos uma biblioteca de estratagemas. Atualmente temos 32 estratagemas mapeados, agrupados em sete categorias.
Visualização interativa dos estratagemas
Para uma navegação rápida, basta passar o mouse por cima do estratagema para ler a sua definição.
Categoria 4.3.3 Desenho da Embalagem

Categoria 4.3.2 Construção de Hábitos

Categoria 4.3.6 Dissonância Cognitiva

Categoria 4.3.1 Arquitetura de Escolha

Categoria 4.3.4 Desenho de Incentivos

Categoria 4.3.5 Desenho de Normas Sociais

Categoria 4.3.7 Manipulação das Emoções
