Priming

Definição de Priming

Priming refere-se à influência que a exposição a um estímulo inicial exerce sobre a resposta a um segundo estímulo subsequente. Ou seja, a experiência prévia com algo impacta nosso processamento de experiências futuras relacionadas.

Um exemplo clássico de priming para resolver problemas e mudar comportamentos é o uso de um desenho de uma mosca na louça de um mictório masculino, que diminuiu a necessidade de limpeza dos banheiros em 30% no aeroporto de Amsterdã.

Quando Usar Priming

O priming pode ser útil em processos de transformação organizacional quando:

Queremos induzir um comportamento
Ex.: Se retiramos o sinal de cifrão e moeda na frente de um valor podemos induzir que a pessoa compre mais. Ou se apresentamos uma proposta de mudança estrutural associado com imagens que as pessoas associam a coisas boas.

Queremos influenciar a interpretação de um evento
A perspectiva das pessoas sobre um fato pode ser moldada pelo contexto e estímulos sutis a que foram expostas, como a música ao entrarmos em uma sala de aula para um treinamento ou o cheiro ao entrar em uma loja.

Como Usar Priming

Busque mudar coisas sutis na maneira como você apresenta algo.
Crie um contexto favorável por meio de símbolos, linguagem e até experiências sensoriais relevantes em um evento importante.

Cuidados com Priming

Priming negativo pode gerar efeitos contrários aos desejados. A exposição prévia a elementos que a pessoa julga como negativo pode dificultar a aceitação da mudança que está sendo proposta.

Relações com outros estratagemas

Como existem muitos tipos diferentes de Priming, podemos encara-lo como algo que contempla outros estratagemas, como Exposição e Ancoragem.
A pessoa ao justificar uma decisão que foi influenciada pelo Priming, pode racionalizar sua decisão e com isso reforçar uma posição ou opinião, uma forma de Auto-persuasão