Default
Definição de Default
Default refere-se à escolha ou configuração padrão que é pré-selecionada em um formulário, sistema ou regra. Trata-se de uma predefinição que exerce grande influência sobre as decisões das pessoas, uma vez que muitas vezes, seja por conveniência ou falta de conhecimento, tendem a aceitar a opção padrão apresentada, independentemente de suas implicações.
Em muitos cenários, as pessoas frequentemente optam pela configuração padrão ou default. Este comportamento pode ser impulsionado por várias razões, incluindo aversão ao esforço, confiança na decisão padrão ou simplesmente falta de atenção. Por exemplo, as diferenças nas taxas de doação de órgãos entre a Áustria e a Alemanha ilustram a força do default. Enquanto na Áustria, você é automaticamente considerado um doador, a menos que opte por não ser, na Alemanha, o oposto é verdadeiro. Tais diferenças nas escolhas padrão levam a grandes variações nas taxas de consentimento para doação.
Quando usar o Default
Seu uso é comum em duas situações:
Quando quero influenciar uma decisão ou comportamento. Ex.: Para aumentar a adesão das pessoas a uma comunidade de prática de facilitadores, você faz a pergunta oposta para todos que tem o papel de facilitador: quem não tem disponibilidade no momento para fazer parte das comunidade?
Quando quero tornar um processo mais conveniente. Ex.: Ter opções padrão pré-selecionadas em um formulário online torna o preenchimento mais rápido e fácil
Como usar o Default
Defina opções padrão que reflitam o comportamento ou decisão desejados. Mas certifique-se de sempre permitir que o usuário mude essas configurações padrão.
Cuidados no uso do Default
Não force o usuário a aceitar a escolha default, mesmo que implicitamente. Ex.: Quando você pede para alguém dizer se tem uma objeção a uma proposta de acordo de uma maneira não convidativa, você talvez esteja indo além do uso do Default e fazendo uma pressão psicológica para que a pessoa diga não.