Design de Opções
Definição de Design de Opções
Design de Opções é um conceito que envolve a estruturação e apresentação de opções de modo que influencie ou facilite a escolha do usuário ou tomador de decisão. Ao moldar como as alternativas são percebidas, pode-se guiar as decisões das pessoas de maneira mais eficaz, seja para garantir que tomem decisões bem-informadas ou para direcioná-las a escolhas específicas que favorecem a transformação desejada.
Quando usar o Design de Opções
O uso do Design de Opções é comum em três cenários:
Quando quero evitar distorções ou vieses danosos nas decisões. Tomamos decisões sempre com uma quantidade limitada de informações, e as opções que apresentamos paras as pessoas podem levar a distorções ou vieses danosos. Por exemplo, se fizermos um esforço de mapear as 2.2 Tensões Criativas de uma organização e categorizarmos elas para facilitar o entendimento e priorização, as pessoas distribuirão energia de maneira equivalente entre as categorias, mesmo que uma categoria seja muito menos importante do que a outra. Esse fenômeno chama-se alocação equivalente.
Quando quero induzir a escolha de uma opção entre várias. Ao avaliarmos uma opção, sempre iremos comparar com as outras. Portanto, se quero induzir que alguém decida por uma caminho ou outro, as opções que coloco ao lado farão toda a diferença.
Quando quero facilitar tomadas de decisões. Quando encontramos muitas opções com pequenas diferenças entre elas, a paralisia por análise ou "overchoice" é muito mais provável.
Como usar o Design de Opções
Ao estruturar opções, leve em consideração:
-
Conscientizar-se da Alocação Equivalente: Como no exemplo acima: Ao mapear tensões ou prioridades, projetos, etc, considere como a apresentação pode influenciar a percepção de que todas as opções tem uma semelhante importância.
-
Número de Opções: Mantenha o número de opções gerenciável para evitar a sobrecarga de escolha (overchoice), que ocorre quando temos muitas opções disponíveis. Isso pode levar as pessoas a evitarem tomar qualquer decisão. Portanto, é importante considerar como as opções são apresentadas e organizadas ao desenhar artefatos e processos de decisão.
Cuidados no uso do Design de Opções
É importante refletir se as opções apresentadas são genuinamente benéficas para os tomadores de decisão ou promovem mais emancipação.
Relações com outros estratagemas
Existe uma afinidade do Design de Opções com a categoria de estratagemas 4.3.3 Desenho da Embalagem.