Reforço
Definição de Reforço
Reforço refere-se à prática de fortalecer um comportamento ou hábito por meio de lembretes ou estímulos contínuos. Este método opera sob a compreensão do "sistema 1" de Kahneman, que conduz a maior parte de nossas decisões de forma automática. A repetição e lembretes constantes podem alterar essa programação automática, tornando o comportamento desejado mais intuitivo ao longo do tempo.
Frequentemente, os indivíduos necessitam de estímulos contínuos para manter ou alterar um comportamento. Isso pode ser devido à tendência natural de voltar a padrões comportamentais familiares ou simplesmente esquecer de adotar novos comportamentos. Por exemplo, sinos ou sinetas podem ser usados em reuniões para lembrar os participantes de cumprir acordos pré-estabelecidos.
Quando usar o Reforço
O uso do reforço é comum em duas situações:
Quando se deseja mudar ou instigar um comportamento rotineiro. Ex.: Sinetas em reuniões para quando conversas começam a infringir algum acordo feito ou mesmo o uso de certas palavras que funcionam como lembretes do que é esperado naquele momento.
Como usar o Reforço
Identifique o comportamento ou hábito que deseja reforçar e estabeleça lembretes ou estímulos contínuos que ajudem nesse processo. Esses lembretes podem ser: palavras, sons, sinais, cartazes posicionados de maneira estratégica. O uso de tecnologia, como aplicativos ou sistemas de notificação, pode também ser extremamente útil neste contexto.
Cuidados no uso do Reforço
Não seja excessivamente intrusivo ou repetitivo ao ponto de o estímulo perder sua eficácia ou se tornar irritante para o indivíduo. Ex.: Enviar lembretes em excesso pode fazer com que o usuário ignore ou desative as notificações, anulando o propósito do reforço.