2.4.2 Valores Compartilhados

Valores Compartilhados

Os valores compartilhados são os princípios, crenças e que são explicitamente anunciados nos discursos, documentos e símbolos oficiais. Eles podem guiar o comportamento e as decisões dos membros da organização, mas cuidado, por vezes eles dizem algo diferente do que realmente é vivido.

Questionar os valores compartilhados é essencial por várias razões:

  1. Compreender a Identidade Organizacional: Os valores compartilhados contribuem na definição da identidade da organização. Eles respondem à pergunta: "Quem somos como organização?" Ao questionar esses valores, podemos obter uma compreensão mais profunda dessa identidade.

  2. Detectar Discrepâncias: As crenças e valores neste nível consciente podem prever uma parte do comportamento observável no nível dos artefatos, porém se esse valores não forem baseados em aprendizado anterior, podem refletir apenas "teorias esposadas", que não estão alinhadas com o que as pessoas realmente fazem. Questionar esses valores pode revelar discrepâncias entre o discurso e a prática, ajudando a identificar áreas de melhoria.

  3. Facilitar a Mudança: Se uma organização busca mudança cultural, questionar os valores presentes no discurso é um boa ideia, ao mesmo tempo que é ingênuo acreditar que uma simples reescrita dos valores irá promover alguma mudança na cultura. Apenas os valores que podem ser testados empiricamente e continuam funcionando de forma confiável na resolução dos problemas do grupo serão materializados em artefatos e transformados em pressupostos.

#artefatos