Distração

Definição de Distração

Distração é uma técnica que visa desviar a atenção de um ponto para ocultar ou minimizar o foco em outro. Reconhecendo as limitações inerentes da atenção humana, essa estratégia se aproveita do fato de que os indivíduos muitas vezes não percebem mudanças significativas em seu campo de visão, um fenômeno referido como "cegueira à mudança". Ao distrair alguém de um ponto focal, é possível introduzir, alterar ou esconder elementos sem que a pessoa se dê conta.

Quando usar a Distração

A distração é mais relevante em duas situações:

Quando se deseja introduzir uma mudança sem chamar a atenção para ela. Ao desviar a atenção do público, as mudanças podem ser feitas de forma mais sutil. Um exemplo que pode ser usado é o caso de uma organização que estava enamorada com a ideia de construir squads. Aproveitando que a criação dos squads chamava atenção, foi proposta a criação de uma Guilda de Facilitadores, sem muita fanfarra e fazendo de tudo para não chamar a atenção. A hipótese era que o impacto de uma comunidade de prática focado em facilitação viria não da popularidade dela, mas da capacidade de bons facilitadores atuarem nas squads.

Como usar a Distração

  1. Identifique o elemento ou informação que você deseja ocultar ou minimizar.
  2. Crie ou aproveite um ponto de foco chamativo ou interessante que desvie a atenção do elemento original. Pode ser uma outra mudança em curso na organização.
  3. Atue para que o ponto de distração seja mais proeminente ou atraente.

Cuidados no uso da Distração

É vital estar ciente de que a distração não é infalível; alguns indivíduos podem perceber a mudança ou o elemento que se tenta ocultar, portanto, deve-se estar preparado para responder a questionamentos ou críticas.

Relações com outros estratagemas

Podemos pensar que a Distração faz uso de um Framing que aponta para outros motivos ou propostas, enquanto pouca ênfase é dado para aquilo que importa para o agente de mudança.