4.3.2 Construção de Hábitos

Criamos esta categoria para agrupar os estratagemas que podem ajudar as pessoas à mudarem seus hábitos o que é fundamental em alguns tipos de artefatos.

Mudanças coletivas de hábitos

Existem situações onde a utilidade de um artefato ou prática depende de um número grande de pessoas mudando seus hábitos ao mesmo tempo. Um exemplo é a adoção de novas tecnologias ou plataformas que só fazem sentido quando atingem uma massa crítica de usuários.

Para isso, não basta apenas convencer cada pessoa da utilidade racional do novo hábito. É preciso trabalhar para alinhar expectativas, sincronizar a mudança, criar redes de apoio mútuo e reforçar continuamente os novos comportamentos. Senão, o impulso inicial tende a se perder.

Incorporar hábitos a narrativas

Em alguns casos, um artefato ou prática só é capaz de criar histórias poderosas e engajamento se estiver incorporado a um uso recorrente e constante. Não basta experimentar uma vez, é preciso fazer parte da rotina.

Um exemplo é um aplicativo de fitness que propõe um desafio ou jornada. Seu potencial motivador vai estar intrinsicamente ligado ao hábito diário de uso pelo usuário. Por isso, é preciso fazer um trabalho específico de criar gatilhos, rotinas e recompensas que sustentem esse hábito.

Exemplos de Nudges

Alguns exemplos de nudges para construção de hábitos:

Estratagemas

  1. Condicionamento: recompensamos comportamentos que queremos estimular de maneira repetida;
  2. Gatilho-Rotina-Recompensa: criamos ou modificamos sequências de gatilho-rotina-recompensa;
  3. Reforço: relembramos as pessoas das normas, procedimentos ou acordos criados;

#hábitos