2.2.3 As 4 maneiras de tratar uma tensão

Tratar uma tensão pode significar muitas coisas. Em teoria queremos aproximar os dois pontos que estão distantes (Realidade Percebida e Futuro Desejável). Na prática podemos fazer isso de diversas maneiras. Propomos aqui uma adaptação da classificação proposta por Russel Ackoff chamada as 4 maneiras de lidar com um problema.

Absolução ou Absolver

Ignorar uma tensão e esperar que ela diminua ou desapareça sozinha. Muitos problemas são tratados desta forma (até de maneira involuntária), muito mais do que a maioria de nós gostaria de admitir. O fato é que "deixar tudo em paz" às vezes funciona bem.

Resolução ou Resolver

Fazer algo que produziu um bom resultado anteriormente e que satisfaça o critério de bom o suficiente. Muitas vezes com o uso do chamado bom senso e boas práticas. É uma maneira que se concentra mais na singularidade de uma tensão e menos no que ela tem em comum com outras.

Solução

Fazer algo que gere o melhor resultado possível, algo que busque uma otimização. Isso envolve uma abordagem de pesquisa e até de análise quantitativa. Solucionar tensões é uma das principais ocupações das ciências da administração que surgiu logo após a segunda guerra mundial, porém como muitas tensões não podem ser solucionadas surgiram outras abordagens como o pensamento sistêmico e a complexidade para lidar com esse tipo de tensão.

Dissolução ou Dissolver

Mudar o design do contexto ou organização onde a tensão surge para que ela deixe de existir. Dissolução concentra-se igualmente na generalidade e singularidade (diferentes níveis de abstração) de uma tensão, e faz uso de quaisquer técnicas, ferramentas e métodos que podem ajudar no processo de design.

Um exemplo didático é o das portas de geladeiras nos anos 50. A GE, assim como outros fabricantes, tinham problemas com o lado que a porta das geladeiras abriam. Ou era esquerdo ou direito. Durante muitos anos o problema foi ignorado (Absolução) e isso gerava aumento no inventário e insatisfação com a marca. Depois os vendedores foram obrigados a produzir estimativas de vendas de cada tipo de porta/geladeira (Resolução). As previsões eram muito baseadas em chutes e por isso foram usadas técnicas estatísticas para tentar prever o melhor possível a demanda  (Solução). Por fim, eles desenvolveram portas que poderiam ser instaladas e re-instaladas em qualquer lado (Dissolução).

Ao contrário do exemplo acima, nem todas as tensões são facilmente dissolvidas, principalmente quando associadas a uma polaridade ou meta-tensão.